O ex-prefeito de Ibicaraí e atual candidato a prefeito, Lenildo Santana (PT), foi incluído na lista do Tribunal de Contas da União (TCU) como um dos gestores que tiveram contas rejeitadas por irregularidade insanável.
A decisão, considerada irrecorrível pela Corte, coloca Lenildo em uma situação delicada, especialmente em um ano eleitoral.
Candidatos, partidos políticos ou coligações podem se valer das informações contidas na lista do TCU para contestar o pedido de registro de candidatura de Lenildo Santana. O prazo para impugnação é de cinco dias, contados a partir da publicação do edital do pedido de registro. A contestação deve ser apresentada por meio de uma petição fundamentada, que será analisada pela Justiça Eleitoral.
A inclusão do nome de Lenildo na lista do TCU não só afeta suas pretensões políticas como também serve de munição para seus adversários. Mesmo que a decisão seja passível de revisão judicial, a situação pode comprometer sua imagem pública e gerar incertezas sobre sua elegibilidade.
A situação de Lenildo Santana reflete os desafios enfrentados por políticos que lidam com o escrutínio rigoroso das contas públicas, especialmente em um contexto em que a probidade administrativa é um tema central para os eleitores e a Justiça Eleitoral.
Mín. 14° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 27°
Chuvas esparsas