Terça, 16 de Julho de 2024 10:08
(73) 9 9197-1911
Educação Cidades

Secretaria de Educação de Ipiaú realiza Encontro de Abertura do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil

O programa Leitura e Escrita na Educação Infantil faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma iniciativa do MEC que busca formar 295 mil docentes em 2024

10/06/2024 09h25
Por: Redação
Secretaria de Educação de Ipiaú realiza Encontro de Abertura do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil

Visando o cumprimento das metas do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) do Ministério da Educação (MEC), a Secretaria Municipal da Educação de Ipiaú realizou na sexta-feira, 7 de junho, o Encontro de Abertura do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). O evento ocorreu das 8h às 12h na Câmara de Vereadores de Ipiaú.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma formação com o palestrante Benilton da Hora, que abordou o tema "Concepções de Criança e Infância". O objetivo principal do evento foi preparar os docentes da educação infantil para promover a alfabetização eficaz das crianças.

O programa Leitura e Escrita na Educação Infantil faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma iniciativa do MEC que busca formar 295 mil docentes em 2024. Em parceria com universidades públicas de todo o país, o MEC promove formações que integram o LEEI, com um investimento total de R$ 96 milhões.

O LEEI é um esforço nacional que visa implementar ações estratégicas para garantir que todas as crianças brasileiras alcancem sucesso no processo de alfabetização. A educação infantil, dentro deste programa, busca inserir a criança na cultura da escrita, respeitando as especificidades dessa etapa da educação básica.

“Este encontro em Ipiaú representa um passo importante na missão de melhorar a qualidade da educação infantil e assegurar que as crianças recebam a formação necessária para seu desenvolvimento educacional”, pontuou Erlândia Souza secretária de Educação.

A parceria entre estados, municípios e a Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa) permite que 32 universidades públicas realizem atividades formativas para professores e professoras da educação infantil em todo o Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.