19°C 33°C
Itabuna, BA
Publicidade

Jerônimo Rodrigues anuncia oito concursos públicos com 890 vagas

As vagas contemplam áreas estratégicas como Meio Ambiente, Obras Públicas, Fisco, Regulação, Procuradoria, Políticas Públicas e Produção de Informações Econômicas e Sociais

Por: Redação
30/10/2025 às 17h36
Jerônimo Rodrigues anuncia oito concursos públicos com 890 vagas

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), autorizou a realização de oito concursos públicos estaduais, que juntos vão oferecer 890 vagas distribuídas em 16 carreiras da administração estadual. O anúncio foi feito nesta terça-feira (28), durante a cerimônia em comemoração ao Dia do Servidor Público, em Salvador.

As oportunidades contemplam áreas estratégicas como Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Obras Públicas, Fisco, Regulação, Políticas Públicas, Procuradoria e Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais. As contratações estão previstas para janeiro de 2027.

Entre os cargos que serão ofertados estão:

Continua após a publicidade

Auditor Fiscal e Agente de Tributos, com 100 vagas cada, na Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA);

Procurador, analista e assistente de procuradoria, com 135 vagas na Procuradoria Geral do Estado (PGE);

Técnicos e especialistas em Meio Ambiente, 110 vagas na Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema);

Especialista e Técnico em Obras Públicas, 120 vagas;

Fiscal Estadual Agropecuário e Técnico em Fiscalização Agropecuária, 200 vagas na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab);

Outros cargos em Regulação, Políticas Públicas e Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais, com 125 vagas.

Continua após a publicidade

Segundo o governo estadual, os concursos têm como objetivo renovar os quadros de órgãos que não passaram por recomposição de efetivos nos últimos anos, priorizando cargos típicos do Estado, que não podem ser ocupados por terceirizados ou servidores contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

O governador destacou a importância de fortalecer o serviço público e garantir que as funções essenciais do Estado sejam desempenhadas por servidores efetivos, reforçando a estrutura administrativa e a oferta de serviços à população.

A previsão é que os editais sejam publicados nos próximos meses, com inscrições abertas para candidatos de todo o estado da Bahia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.