
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Vigilância Sanitária do Departamento de Vigilância em Saúde, emitiu um alerta aos comerciantes e contribuintes sobre um golpe que tem circulado por e-mail na cidade. Falsários estão se passando por uma conceituada empresa de assessoria contábil local e enviando mensagens com o título “Notificação de Pendências; Regularização Urgente do Alvará Sanitário”, contendo links para supostos pagamentos de taxas e multas.
De acordo com o alerta, os criminosos estão cobrando valores que variam de R$ 248,79 a até R$ 15 mil, alegando tratar-se de taxas de inspeção ou penalidades por inadimplência. As mensagens contêm dados como CNPJ, razão social e prazo para “regularização”, o que tem levado muitas vítimas a acreditarem na falsa cobrança.
A Vigilância Sanitária orienta que todos os destinatários dessas mensagens não cliquem em links, não realizem pagamentos e apaguem o e-mail imediatamente, já que se trata de uma tentativa de fraude.
A partir desta segunda-feira (13 de outubro), a prefeitura vai oferecer atendimento presencial e individualizado, com hora marcada, para esclarecer dúvidas sobre emissão e renovação do Alvará Sanitário. O atendimento será feito na sede do Departamento de Vigilância Sanitária, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 934, Centro de Itabuna.
Como medida preventiva, tanto a empresa de assessoria contábil envolvida quanto a Vigilância Sanitária estão registrando Boletim de Ocorrência na Polícia Civil para que as investigações sejam iniciadas e os autores do golpe sejam identificados e punidos.