Itabuna dará um grande passo para resolver os problemas de abastecimento de água com a inauguração dos reservatórios do Projeto Mais Água, nesta quinta-feira (13), às 15h, no bairro Novo Lomanto. O evento contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito Augusto Castro e do presidente da EMASA, Ivan Maia.
A primeira fase do projeto, que recebeu R$ 30 milhões em investimentos, inclui a construção de dois reservatórios: um no bairro Novo Jaçanã, com capacidade para 5 milhões de litros, e outro no Novo Lomanto, com capacidade para 3 milhões de litros. Além disso, foram realizadas melhorias nas redes de adutoras e de distribuição e reformas na Estação de Tratamento de Água (ETA).
A iniciativa beneficiará cerca de 140 mil pessoas das zonas Sul, Oeste e Leste da cidade, eliminando o abastecimento intermitente e garantindo a regularidade no fornecimento de água para os moradores.
Com o novo sistema de abastecimento, o fornecimento de água será diário para 10 localidades do centro e bairros adjacentes, substituindo o antigo sistema de rodízio, em que a distribuição de água era interrompida para permitir o atendimento a outras áreas.
O reservatório do Projeto Mais Água, localizado no Novo Lomanto, já abastece os bairros Lomanto, Mangabinha, Nova Mangabinha, Santa Catarina, Odilon, Teclo Conrado, Zildolândia, parte do centro, o condomínio residencial Vog Grapiúna e o próprio Novo Lomanto.
Para o prefeito Augusto Castro, o Projeto Mais Água é um marco para a cidade: “Durante 50 anos, a população de Itabuna viveu com a insegurança de nunca saber quando teria água. Isso afetava a qualidade de vida e o crescimento da cidade”, afirmou.
Ivan Maia, presidente da EMASA, também comemorou a conquista: “Essa entrega representa um avanço para a segurança hídrica de Itabuna. Estamos investindo em infraestrutura para garantir água de qualidade e contínua para todos”, disse.
Sensação
Vento
Umidade