Na tarde desta sexta-feira (23), uma operação conduzida por equipes do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) resultou na apreensão de armas e uma grande quantidade de drogas no bairro Bananeira, em Itabuna, no sul da Bahia. A ação faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela corporação para combater os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na região.
De acordo com informações da PM, a operação teve início nas primeiras horas do dia e foi intensificada no período da tarde, por volta das 17h. Durante as diligências, os policiais revistaram áreas de mata e fundos de barracos, onde localizaram duas espingardas de pressão e diversos acessórios. Já nas proximidades das margens de um rio, em meio a uma plantação de bananeiras, foi encontrado um pé de maconha de grande porte. No mesmo local, os agentes descobriram uma sacola contendo uma expressiva quantidade de entorpecentes.
O saldo da operação impressiona: foram apreendidos 5,6 quilos de pó branco com características de cocaína, 2,5 quilos da própria cocaína já processada, além de um quilo de maconha do tipo gold, considerada de alto valor no mercado do tráfico. Os policiais também encontraram uma luneta para espingarda, nove caixas de chumbo, três balanças de precisão e uma planta inteira de maconha.
Todo o material foi encaminhado para a Delegacia de Itabuna, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
De acordo com dados divulgados pela própria corporação, apenas em 2025 o 15º BPM já retirou das ruas 402 quilos de drogas e 46 armas de fogo. As operações constantes contribuíram diretamente para uma queda de 24% nos índices de homicídios na cidade, consolidando o trabalho da polícia no enfrentamento ao tráfico e à violência.
Sensação
Vento
Umidade