O prefeito de Itajuípe, Léo da Capoeira (Avante), foi eleito presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul (CDS-LS) em eleição realizada nesta quarta-feira, 8 de janeiro. Léo da Capoeira foi o único candidato após a retirada da candidatura do prefeito de Almadina, Marciel Pinheiro (POD), que agora compõe a chapa como vice-presidente.
A eleição foi marcada por um almoço decisivo, realizado na última segunda-feira, 6, que selou a candidatura única de Léo da Capoeira. O movimento foi fruto de articulações políticas lideradas pelo deputado Rosemberg Pinto (PT) e pelo ex-prefeito de Itacaré, Antonio de Anízio (PT), buscando unificar as lideranças da região em prol do desenvolvimento sustentável do Litoral Sul.
A decisão de Marciel Pinheiro de abdicar de sua candidatura surpreendeu muitos, já que ele havia anunciado sua intenção de presidir o CDS-LS durante o seminário realizado no dia 27 de novembro de 2024. A retirada de sua candidatura em favor de Léo da Capoeira foi vista como um gesto de coesão política, fortalecendo o consórcio.
Com essa definição, espera-se uma gestão focada na promoção de políticas públicas integradas e no fortalecimento do desenvolvimento sustentável, alinhando os interesses dos municípios do Litoral Sul da Bahia. Léo da Capoeira assume o posto com a responsabilidade de liderar projetos que impulsionem a economia regional e melhorem a qualidade de vida da população.
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 31°
Tempo nublado