Na última terça-feira, 05, na Câmara Municipal, a Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Ibirataia, organizou a apresentação do Bahia Sem Fome que é o Programa Estadual de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia, pelos representantes da COOPERSUBA- Cooperativa de Trabalho da Região Sudoeste da Bahia e da BAHIATER- Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural do Governo do Estado da Bahia.
Na Bahia, são 1,8 milhão de pessoas que estão vivendo em insegurança alimentar grave, segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).
A COOPERSUBA, entendida vencedora da chamada de ATER BAHIA SEM FOME 001/2024, vai prestar serviços, conforme o edital, para 70 famílias beneficiadas no município. Essa foi a primeira reunião e teve como objetivo apresentar o programa as instituições parceiras, como o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Segurança Alimentar e os beneficiários.
Sendo definidas três comunidades rurais, para inicialmente contemplar os agricultores familiares que vivem em vulnerabilidade social e atendam aos requisitos do programa. As comunidades foram: Tesourinhas, Algodão e Três Barras.
Na primeira etapa, o técnico responsável Helison fará as visitas e aplicará os questionários e metodologias do programa e seguirá na sequência as avaliações e acompanhamento dos demais Coordenadores, que definiram os beneficiários aptos. Segundo o Coordenador Jeronimo é necessário que os beneficiários aceitem e acredite no programa.
As comunidades contempladas serão atendidas por 4 (quatro) anos, recebendo suporte técnico especializado que ajudará as famílias a se integrarem em políticas públicas e fortalecer suas atividades agrícolas.
No programa será destinado 30% dos recursos, para atender demandas que forem identificadas na execução dos projetos estruturantes dos agricultores; conforme a orientação técnica especializada que acompanhará as famílias.
Os agricultores receberão suporte e orientações sobre políticas públicas como o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), além de facilitar a regularização de associações e o fortalecimento do cooperativismo.
Ibirataia é 10º (decimo) municípios do Território de Identidade Médio Rio das Contas (TMRC) a ser beneficiado pelo programa. O projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural, parte do “Bahia Sem Fome”, será realizado com o objetivo de atender as famílias mais vulneráveis da zona rural.
Para o Governo do Estado, a prioridade é alcançar as famílias em situação de maior vulnerabilidade, ajudando-as a desenvolver suas produções e inserindo-as em políticas que possam promover uma maior autonomia econômica. “Essa chamada vai fortalecer a agricultura familiar, que ganhará mais emancipação e oportunidade para reconstruir suas histórias, construindo uma agricultura cada vez mais forte”, comentou o representante da Secretaria.
O “Bahia Sem Fome” em Ibirataia é um passo relevante para a segurança alimentar, para a valorização dos pequenos agricultores e para o crescimento do cooperativismo, contribuindo para um futuro mais sustentável e próspero para o município e para a região.
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsas