19°C 33°C
Itabuna, BA
Publicidade

Megaoperação “Frater Dominus” prende vereador e assessor em Ubaitaba por suspeita de ligação com o tráfico de drogas

Ação integrada da SSP-BA cumpriu mandados em seis cidades e investiga movimentação financeira de mais de R$ 20 milhões

Por: Redação
30/10/2025 às 10h52
Megaoperação “Frater Dominus” prende vereador e assessor em Ubaitaba por suspeita de ligação com o tráfico de drogas

Uma megaoperação policial deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (30) resultou na prisão do vereador George Everton Santana (PCdoB), de Ubaitaba, e de seu assessor parlamentar, identificado até o momento apenas como “Digão”. Everton foi eleito em 2024 com 339 votos, e, segundo as autoridades, é suspeito de envolvimento com uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro.

A ação, batizada de “Frater Dominus”, foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e contou com o apoio de diversas forças policiais, incluindo a 61ª CIPM, Cipe Cacaueira, Draco, FICCO, Rondesp Sul, TOR e Polícia Civil. De acordo com a SSP-BA, o objetivo foi o cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão em diferentes municípios do sul da Bahia.

Os agentes cumpriram ordens judiciais em Ubaitaba, Itabuna, Itacaré, Maraú, Itapetinga e Santa Luzia do Itanhy, no estado de Sergipe. Durante as diligências, foram apreendidos veículos, armas de fogo, munições e uma quantia significativa em dinheiro, que agora passam por perícia técnica e serão incorporados às investigações.

Continua após a publicidade

De acordo com informações apuradas pelo portal Giro na Bahia, a operação mira um grupo criminoso que vinha sendo monitorado há meses por equipes de inteligência. O grupo seria responsável por movimentar grandes quantias de dinheiro oriundas do tráfico de drogas, além de ordenar homicídios em cidades da região cacaueira.

Dinheiro apreendido na casa do Vereador em Ubaitaba

 

Um dos alvos da operação é um homem apontado como mandante de homicídios nas regiões de Ibirapitanga e Aurelino Leal. A identidade dele, no entanto, não foi revelada pela SSP-BA.

Durante as investigações, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) de Ilhéus identificou uma movimentação financeira superior a R$ 20 milhões, realizada por meio de transações bancárias e operações comerciais incompatíveis com as rendas declaradas dos suspeitos.

Essa é a segunda vez que um vereador de Ubaitaba é preso sob suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas — fato que volta a acender o alerta sobre a infiltração do crime organizado na política local.

A SSP-BA informou que ainda nesta quinta-feira será divulgado um comunicado oficial detalhando o resultado completo da operação e os próximos passos do inquérito. O vereador e o assessor seguem custodiados e à disposição da Justiça.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.