19°C 33°C
Itabuna, BA
Publicidade

Pesquisa Real Time Big Data aponta empate entre Jerônimo e ACM Neto na corrida pelo governo da Bahia em 2026

Levantamento mostra o atual governador e o ex-prefeito de Salvador tecnicamente empatados, enquanto Jerônimo lidera o índice de rejeição entre os eleitores baianos

Por: Redação
28/10/2025 às 16h00
Pesquisa Real Time Big Data aponta empate entre Jerônimo e ACM Neto na corrida pelo governo da Bahia em 2026

A disputa pelo governo da Bahia em 2026 começa a ganhar forma e, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (19) pelo instituto Real Time Big Data, o cenário aponta para um empate técnico entre o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). O levantamento testou quatro cenários estimulados e, em todos eles, os dois aparecem como principais nomes na corrida eleitoral, à frente de outros potenciais candidatos como João Roma (PL), José Carlos Aleluia (Novo) e Bruno Reis (UB).

No primeiro cenário, ACM Neto aparece com 40% das intenções de voto, enquanto Jerônimo Rodrigues soma 36%, dentro da margem de erro. Em seguida vêm João Roma, com 5%, e José Carlos Aleluia, com 2%. Outros 17% dos entrevistados afirmaram não saber ou não responderam.

Em uma segunda simulação, o nome do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), substitui o de Jerônimo. Nesse caso, o empate é ainda mais acirrado: ACM Neto e Rui Costa aparecem com 42% cada, mostrando que a disputa entre PT e União Brasil tende a continuar polarizada no estado.

Continua após a publicidade

Quando o cenário inclui o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis, Jerônimo volta a liderar, com 38% das intenções de voto, contra 34% de ACM Neto. Reis registra 12%, enquanto os demais candidatos ficam abaixo dos 5%.

Jerônimo lidera índice de rejeição

Apesar da competitividade, a pesquisa mostra um dado desfavorável para o atual governador: Jerônimo Rodrigues lidera o índice de rejeição, com 48% dos eleitores afirmando que não votariam nele de forma alguma. Logo atrás, aparece ACM Neto, com 41% de rejeição.

Os números mais baixos são registrados por Bruno Reis (32%) e Kleber Rosa (PSOL), com 38%, indicando que ambos ainda têm espaço para crescer entre o eleitorado que busca uma alternativa aos dois principais nomes.

Metodologia

A pesquisa Real Time Big Data foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro de 2025, com 1.200 entrevistas presenciais em diversas regiões da Bahia. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

O levantamento reforça que, a menos de um ano do início oficial da campanha, o cenário político baiano segue polarizado entre petistas e aliados de ACM Neto, reproduzindo uma disputa que já se tornou tradicional na política do estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.