
O Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, terá um aumento expressivo na oferta de voos durante a alta temporada, mas seguirá sem conexões diretas e frequentes com Salvador. A cidade, um dos principais destinos turísticos do sul da Bahia, terá apenas dois voos semanais para a capital — às quintas-feiras e aos domingos, o que mantém o isolamento aéreo entre as duas cidades.
Durante o verão, Ilhéus contará com 160 voos da Gol vindos de São Paulo, 148 da Azul partindo de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, além de uma rota da Latam também de São Paulo. Apesar do reforço nas operações, não haverá nenhum novo voo conectando Ilhéus a Salvador, o que tem sido motivo de críticas de empresários do setor turístico e de moradores locais.
Para quem pretende visitar Ilhéus e depois seguir para Salvador, a situação continua complicada: será necessário esperar até o próximo voo, dias depois, ou recorrer ao transporte terrestre.
Segundo o Governo da Bahia, o estado deve receber mais de 3.700 voos extras no verão, distribuídos entre Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Morro de São Paulo e Boipeba. No entanto, nenhuma dessas rotas criará ligações entre as cidades do interior baiano.
A Gol Linhas Aéreas lidera o aumento de operações, com 7.600 voos para Salvador, um crescimento de 20% em relação ao verão passado. No interior, a oferta vai subir 40%, totalizando 1.200 voos — sendo 160 deles para Ilhéus, com destaque para a rota São Paulo–Ilhéus.
A Azul Linhas Aéreas também ampliará sua malha aérea na Bahia, com 880 voos extras, um aumento de 26% no número de operações. Serão 432 voos adicionais para Salvador, 300 para Porto Seguro e 148 para Ilhéus, conectando a cidade a São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
Já a Latam Airlines elevará em 15% suas operações no estado, com 88 frequências semanais. A companhia retomará o voo São Paulo (Congonhas)–Ilhéus e lançará novas rotas do Rio de Janeiro (Santos Dumont) para Salvador e Porto Seguro.
A Abaeté Linhas Aéreas, por sua vez, ampliará suas operações em 63%, totalizando mais de 500 voos entre Salvador, Morro de São Paulo e Boipeba.
Embora o aumento da oferta de voos de outras regiões impulsione o turismo no litoral sul, a ausência de conexões internas entre Salvador e Ilhéus reforça críticas à falta de integração aérea no estado. Para empresários do setor, o problema revela o descaso do governo estadual e a omissão das lideranças locais, que não conseguiram articular a retomada de uma rota fundamental para o desenvolvimento regional.