CAMPANHA SAO JOAO DA BAHIA 2025
CAMPANHA SAO JOAO DE ILHÉUS 2025
REGIONAIS BAHIA 2025.1
CAMPANHA SÃO JOAO IBIRATAIA 2025
Cidades

Governo Federal anuncia construção de nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha em até um ano

Obra promete solucionar gargalo logístico na BR-101 e impulsionar desenvolvimento regional

24/05/2025 14h52
Por: Redação

O Governo Federal confirmou a construção de uma nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, no município de Itapebi, no Sul da Bahia. O anúncio foi feito pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante uma audiência realizada nesta semana, em Brasília, com prefeitos do Sul e Extremo Sul baiano.

A reunião, articulada pelo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, contou também com a participação do diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão. Segundo Rui Costa, a obra terá caráter emergencial e deve ser concluída em tempo recorde, com prazo estimado entre 10 meses e um ano.

A atual ponte, que desde maio está interditada para qualquer tipo de veículo, será completamente demolida. A interdição tem causado sérios transtornos para a região, afetando diretamente o transporte de cargas, passageiros, deslocamento de ambulâncias e serviços essenciais, além de impactar negativamente a economia local e afastar novos investimentos.

Para minimizar os prejuízos enquanto a obra não é concluída, o governo anunciou medidas paliativas. Está prevista a construção de um desvio temporário, reforçado com pedra, cimento e defensas metálicas, além da utilização de balsas para garantir a travessia de veículos menores e pedestres.

O ministro destacou que a construção da nova ponte é tratada como prioridade absoluta, tanto pelo impacto na logística quanto pela importância econômica da BR-101, principal corredor rodoviário que conecta o Nordeste ao Sudeste do país. “A região não pode ficar isolada. Vamos garantir uma solução rápida, segura e eficiente para restabelecer a mobilidade e apoiar o desenvolvimento econômico do Sul e Extremo Sul da Bahia”, afirmou Rui Costa.

A expectativa é que o início das obras ocorra nos próximos meses, após a finalização dos processos técnicos e contratuais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.