CAMPANHA SÃO JOAO IBIRATAIA 2025
REGIONAIS BAHIA 2025.1
CAMPANHA SAO JOAO DA BAHIA 2025
CAMPANHA SAO JOAO DE ILHÉUS 2025
Cidades

Governador anuncia nova ponte sobre o Jequitinhonha com entrega prevista em um ano

Caminhões não voltarão a trafegar pela estrutura atual, mesmo após liberação

22/05/2025 15h00
Por: Redação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), confirmou nesta quinta-feira (22) que uma nova ponte será construída sobre o Rio Jequitinhonha, no município de Itapebi, na região da Costa do Descobrimento. A obra terá prazo de entrega estimado em até um ano e será erguida paralelamente à ponte atual, que está interditada desde o início do mês.

De acordo com o governador, mesmo que a estrutura atual seja liberada após avaliações técnicas, ela não voltará a receber o tráfego de caminhões. A decisão, segundo Jerônimo, visa garantir segurança e preservar a integridade viária da região, especialmente no trecho da BR-101 que corta o Extremo Sul do estado.

“O ministro Renan Filho nos informou que estão concluindo um laudo para avaliar se veículos leves, como ambulâncias, viaturas e ônibus, poderão trafegar temporariamente pela ponte existente. Porém, está definido que caminhões não passam mais por ali”, afirmou o governador, durante entrevista à rádio BandNews Salvador.

Jerônimo também destacou que os desvios adotados emergencialmente, após a interdição da ponte, têm causado sérios transtornos à malha rodoviária estadual. Segundo ele, as estradas estaduais (BAs) não foram projetadas para suportar o intenso fluxo de veículos pesados que normalmente utilizam a BR-101.

“A situação pegou todos de surpresa, não houve tempo hábil para preparar alternativas. As rodovias estaduais não têm a mesma estrutura de uma federal. O fluxo de cargas é alto demais e compromete a segurança dessas vias”, explicou.

O governador atribuiu a atual crise à falta de manutenção adequada da ponte ao longo dos anos. “É um problema que se acumulou. Sem manutenção, chegamos a esse ponto”, lamentou.

Jerônimo reforçou que a ponte atual não será demolida, mas perderá sua função principal de escoamento de cargas, que passará a ser desempenhada pela nova estrutura. A expectativa é que a obra traga mais segurança, eficiência logística e redução dos impactos econômicos provocados pela interdição da BR-101.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.