O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) está investigando os vereadores Edineto Moreira dos Santos e Firmino da Silva Tomaz Neto, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT), eleitos no município de Santa Maria da Vitória, no oeste baiano. Firmino foi um dos alvos da Operação “Stop Drive”, conduzida pela Polícia Federal na região. Os parlamentares podem perder os mandatos, mesmo após terem sido diplomados.
A denúncia, apresentada pelos vereadores Gleydon Carvalho (PSD) e Edson de Novais Santos, o Dill Pedreiro (PP), aponta supostos crimes eleitorais. A investigação sugere que Firmino estava envolvido em uma organização criminosa composta por funcionários públicos, acusada de falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva. Firmino chegou a ser preso pela PF e atualmente responde ao processo em liberdade.
Outro ponto crítico da denúncia é a alegada candidatura laranja de Lenilda Hora dos Anjos, que seria residente de Rio Verde-GO, e não de Santa Maria da Vitória. Segundo a acusação, Lenilda não esteve na cidade durante as eleições e justificou seu voto em Rio Verde-GO. Áudios vazados indicam que Lenilda admitiu ter sido usada como laranja pelo PT e que membros do partido teriam ido até Rio Verde para convencê-la a assinar documentos que validassem a candidatura.
A denúncia sugere que a candidatura de Lenilda foi uma estratégia do PT para atingir a cota de gênero de 30% nas eleições, o que teria impactado negativamente o resultado eleitoral em Santa Maria da Vitória. A situação segue sendo investigada pelo TRE-BA.
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 31°
Tempo nublado